Segundo a autora e psiquiatra Elizabeth Kubler-Ross (1926-2004) o luto possui 5 fases distintas. Segundo a mesma, pacientes terminais e pessoas com vínculos afetivos com alguém que faleceu, podem vivenciar estas 5 fases.
Quem assistiu Vingadores - Guerra Infinita sabe que ao final do filme o vilão Thanos com a manopla do infinito, estalou os dedos e dizimou metade de todas as criaturas vivas. Muitos heróis viraram pó (literalmente) enquanto outros ficaram vivos e assistiram incrédulos ao que aconteceu, e o pior, as consequências de sua própria derrota.
[Atenção Spoilers]
Na continuação, o filme Vingadores Ultimato, assistimos os heróis buscando de alguma forma reverter o ocorrido e no começo do filme eles até encontram a localização do vilão e o matam. Porém, a vingança veio com um gosto amargo: Não trouxe de volta aqueles que viraram pó.
Então o filme dá um salto temporal de 5 anos, onde podemos observar cada herói reagindo de uma forma diferente ao ocorrido. Ou seja, cada herói viveu uma das fases do luto.
Como relacionados abaixo:
1º Estágio Negação - Natasha Romanoff
Nesse primeiro estágio a pessoa não acredita no quê aconteceu, acha que podem haver enganos. Essa fase é normalmente uma forma de defesa que pode durar minutos ou anos (há pessoas que ficam anos esperando um ente querido retornar). Normalmente não querem enxergar a realidade com clareza buscando argumentos para insistir em manter as coisas como no passado.
No filme, vemos Natasha Romanoff, a viúva negra, ainda vivendo e trabalhando no quartel general dos Vingadores, em contato com outros heróis e monitorando quaisquer notícias. Ela mesmo afirma que não querer seguir em frente, aguardando o momento em que o estalo do Thanos irá ser revertido.
2º Estágio Raiva - Clint Barton
Essa é uma fase delicada onde a pessoa assimilou o que ocorreu mas não aceitou. Então revolta-se com o mundo buscando possíveis culpados, quem poderia ter evitado ou o quê causou todo o sofrimento. Normalmente manifestam sua revolta com agressividade.
Clint Barton, o gavião arqueiro, perdeu toda a sua família após o estalo, ficando totalmente sozinho. Sua reação à dor foi a revolta, tornando-se o Ronin, um justiceiro. Perseguindo e matando pessoas que ele acredita não serem dignas de ter sobrevivido.
3º Estágio Negociação - Steve Rogers
A negação e a raiva não trouxeram alívio para a dor, então a pessoa entra em estado de negociação. Onde a pessoa pensa em estratégias para reverter ou amenizar o acontecido.
No filme Steve Rogers, o capitão américa, usa as consequências da derrota para ainda poder ajudar as pessoas que estão sofrendo com a perda de entes queridos. Na história ele participa de um grupo de autoajuda, diz para Natasha que agora é possível "ver baleias no rio Hudson" como tentativas de amenizar os acontecimentos.
4º Estágio Depressão - Thor
A fase mais delicada e dolorosa no processo da elaboração do luto. A pessoa simplesmente perde o sentido para viver, se isolando, como se estivesse parada no tempo.
Em resumo, perde toda a sua essência, podendo viver em função do luto ou fingir que o mesmo nunca ocorreu.
Thor é o herói que mais sofreu, além de perder toda a sua família, assistir metade do seu povo ser assassinada por Thanos, ter uma grande chance de vitória e desperdiça-la por "não acertar na cabeça", em seu segundo embate com o vilão, Thor não perde tempo e arranca-o a cabeça, mostrando o quão frustrado estava com sua derrota, porém logo percebe que essa atitude não irá mudar o passado.
Então, Thor se isola, deixa de ser herói e passa 5 anos tomando cerveja, comendo e jogando videogame. Seu físico muda exteriorizando toda a dor e fracasso que sente. E apesar de afirmar várias vezes que estava bem, é nítido que não estava. Thor perdeu sua base, mas mais que isso, perdeu sua identidade.
5º Estágio Aceitação - Tony Stark
Após enfrentar o sofrimento, a pessoa passa a olhar o luto com maior aceitação. Por mais difícil que tenha sido, consegue seguir em frente e entende não ser capaz de mudar ou controlar o que ocorreu.
Tony Stark, o homem de ferro, foi o herói que melhor lidou com as consequências do pós estalo. Além de ter aceitado a derrota, Tony decidiu seguir em frente com a própria vida. Casou-se e teve uma filha, o que deu à ele um sentido para a vida maior ao que tinha anteriormente.
_________________________________________________________________________________
O filme mostrou com maestria as fases do luto em diferentes personagens e fica claro para nós que quaisquer perdas causam sofrimento, isso é inevitável. Temos que aceitar e sentir a dor para que nossa mente possa absorve-la.
Porém, não é normal ficar anos preso à esse sofrimento. Uma hora nós temos que seguir em frente.
Se você, ou alguém que você conhece, está tendo dificuldades para elaborar o luto, procure ajuda profissional! Você não precisa passar por isso sozinho!
Cuide-se!
Comentários
Postar um comentário